idiomas · italiano · Itália

Parlare l’italiano

Ciao a tutti!!!

Hoje vou falar sobre o idioma italiano, e dar algumas dicas para você que quer aprender a falar.

O italiano é uma língua tão vasta quanto o português em termos de gramática. Acredito que para você conseguir falar um idioma, ao menos o básico, é importante compreender a estrutura da língua.

Minha experiência com a língua

Dizem que depois que você aprende um segundo idioma, vai ficando mais fácil aprender outros. Eu tenho certeza que isso é verdade, só eu sei o quanto apanhei para aprender o inglês, porém depois de anos me batendo com ele, quando resolvi iniciar os outros idiomas, vi que a coisa foi ficando mais fácil. Acho que depois que você descobre o seu próprio método de estudo, tudo fica mais fácil.

Iniciei o italiano no curso Portella Idiomas em Curitiba. Amo o método desta escola, pois ela não costuma trabalhar na mesma linha de raciocínio que as outras, onde você vai aprendendo o vocabulário em grupos, e em cada aula um pouco de gramática. O método de lá faz você começar aprendendo os verbos que mais usará, já com alguns tempos verbais, e isso já facilita construir algumas frases e pequenos textos, fora algumas técnicas que eles utilizam para memorização. Enfim, a minha base de italiano veio de lá, e me ajudou muito, muito mesmo.

Entretanto, você pode frequentar o melhor curso do mundo, mas o aprendizado vai depender do seu esforço principalmente. Não adianta você ir poucas horas por semana em um curso, e esquecer do que aprendeu o resto da semana. É preciso ir além para ter um bom aproveitamento. Então, vamos as dicas?

  • Assistir desenhos em italiano

    No começo vai ser difícil acompanhar uma série ou filme. Você vai ficar “boiando” o tempo todo, porque vai ter muito vocabulário, fora que a sonoplastia dos filmes e séries as vezes acaba atrapalhando o entendimento das falas. Então minha dica é, comece pelos desenhos animados. Como a maioria é destinado para crianças, o vocabulário é mais simples, o áudio é mais claro para permitir a compreensão dos pequenos, assim você terá mais chances de entender. Eu e meu marido assistíamos um desenho chamado Il Postino Pat. Encontramos este desenho no Youtube. É bem fácil de compreender, e são episódios de mais ou menos 12 minutos. Essa dica também é boa para quem tem filhos, pois aí você pode aprender junto com eles. Ainda neste quesito desenhos, você pode procurar no youtube por desenhos em italiano, aprender italiano com desenhos… e etc… Vão aparecer inúmeras opções, desde Peppa Pig, até 3 Espiãs D+ e Bob Esponja…

2611782

  • Gramática

    Uma boa gramática pode te ajudar, principalmente se ela vier com os áudios. Um dia desses fui em uma biblioteca aqui da cidade que eu moro na Itália, e peguei uma gramática para estrangeiros, no caso ela está em italiano para falantes de inglês, mas procurando na internet, encontramos ela em italiano para falantes de português. Ela se chama Assimil. Eu gostei bastante, ela trabalha com diálogos, e os diálogos constroem uma história ao longo do livro. Os diálogos estão em italiano, e traduzidos na página ao lado, e em baixo dos diálogos há as explicações relacionadas a gramática. Também tem a fonética das palavras de forma bem simplificada. Vale a pena conferir este material.

004416-front-g-grand

  • Fazer um diário

    Todo mundo fala que “pra aprender a falar é preciso pensar no idioma”. Tá mas isso é realmente difícil pra que está começando, porém uma técnica que está me ajudando muito, é escrever um diário em italiano. Para isso peguei um caderno para fazer de rascunho. Penso no que eu gostaria de dizer, tipo “Hoje fui ao centro da cidade, e tomei um café”, em seguida, procuro o verbo no Google Translate, porém como o Google dá muitos vacilos na hora de conjugar, então pego o infinitivo, no caso “tomar”, e procuro em algum site que tenha as conjugações. Procuro a forma correta da conjugação que eu preciso. Também confiro a frase já pronta, digitando ela no Google entre aspas, assim quando aparece um grande número de pesquisas com aquela frase, é sinal de que ela não está errada. Caso esteja errada, é capaz de um dos primeiros resultados, já ser um site explicando aquele erro comum… Tá escrever não é simples, mas faz você já ir entendendo a estrutura da língua. Eu tentei tornar essa tarefa mais divertida, então depois eu passo a limpo e faço umas ilustrações…

9eadec25-0f7b-4350-a1e9-80ea30317a7f

  • Assistir séries e filmes

    Uma vez que seu italiano está andando um pouco melhor, aí sim é hora de recorrer as séries e filmes em italiano. Confesso que estando no Brasil, mesmo recorrendo ao Torrent, tínhamos dificuldade em achar coisas com boa qualidade de áudio. Mas depois que chegamos aqui na Itália, o Netflix versão Itália nos ajudou muito.

  • Amantes de Discovery home and health

    Para você que ama os episódios de Irmãos a Obra e etc… Aqui vai a dica de ouro… Aqui na Itália tem um canal chamado Fine Living, que tem programas de reformas de casa, programas de corretores de imóveis, reformas de restaurantes e hotéis e etc… Mais uma vez, é só você digitar no youtube “Fine Living Italia”, e achara uma enorme quantidade de episódios desses programas.

casa-su-misura
Casa su misura – É um programa de corretores que procuram casas e reformam para os novos proprietários. A Joanna é designer, e o marido Chip é empreiteiro.

E aí, gostou das dicas? Espero que sim! Seu aprendizado depende só de você, e mesmo sem muito dinheiro é possível aprender outros idiomas se tiver força de vontade e disciplina e claro, acesso a internet

Arriverdeci!!!

 

 

 

 

Leave a Reply

