idiomas · Imigração

Que tal falar francês?

Oi gente!

No post de hoje irei falar sobre a linda língua francesa e algumas dicas para aprende-la!

carte_francophonie.jpg

Mapa dos países francófanos.

Eu (Ana) e meu marido resolvemos aprender francês quando descobrimos a oportunidade de imigração para o Quebec, Canadá.

Para imigrar para o Quebec através do programa Mon Projet Quebec, é indispensável um bom conhecimento da língua francesa. Na verdade, se você quiser pontuar de verdade no programa precisa ir muitíssimo bem na prova TCF Quebec, compreensão e expressão oral (são duas provas), mais precisamente alcançar o nível B2.

O que é TCF Quebec?  Test de Connaissance du Français, ou, traduzindo Teste de Conhecimento do Francês. O TCF para o Quebec foi concebido para responder às exigências das autoridades do Quebec que tornam obrigatório e sistemático a aprovação em testes e exames de Francês normalizados no âmbito dos procedimentos de obtenção do certificado de seleção do Quebec (CSQ) conduzindo à entrega de um visto permanente. Os Franceses e os francófonos são igualmente abrangidos por esta medida.

Não sabe o seu nível de idioma, ou não tem ideia de como isso funciona? Abaixo estou colocando uma tabela para ajudar a esclarecer isto.

6777.059F_8 Tabela Competencias CCAA.indd

Quando eu e o Allan começamos a estudar nosso conhecimento era vasto, ou seja, sabíamos falar: Bonjour, soutien, abajour, mon amour… hauauhuah…ou seja, nulo.

Para ajudar, naquele momento da nossa vida queríamos estudar, porém não tínhamos $$$ sobrando. Sendo assim, a criatividade  e a força de vontade teve que falar mais alto.

Começamos procurando aulas no Dr. Google. De cara encontramos várias coisas legais. Vamos a elas.

1 – Francês Zero – Estávamos a procura de aulas grátis, assistimos várias, mas a maioria bem chatinha e que deixavam dúvidas, até que encontramos o très sympathique Romaric. Este francês nos motivou muito com suas aulas. Ele mora no Brasil há alguns anos e desenvolveu seu próprio método. As primeiras 5 aulas são grátis, porém o preço do curso é muitoooo atrativo, R$189,00 o módulo básico, mas pasmem, pode ser parcelado em até 12x. O curso é online, e tem várias aulas de gramática, e vários episódios, onde ele de maneira muito agradável faz alguns diálogos, ensinas os sons, conjugações, entre outras coisas.  Vale a pena conferir: http://www.franceszero.com.br/.

2 – Téléfrançais – Esta é uma série canadense desenvolvida para auxiliar as crianças não francófonas do Canadá, a aprender o francês. Vou te dizer, é bem antigo, e até meio tosco, mas para quem está começando, é bem mais fácil assistir algo que foi desenvolvido para o público infantil, pois os diálogos são ditos de maneira bem clara e  lentamente. Demora para acostumar o ouvido, então fica esta dica, e dê um crédito para este programa.

3 – Extr@ – Esta foi uma série desenvolvida pela Channel 4 Learning, do Reino Unido, com o objetivo de ensinar idiomas para alunos do ensino fundamental e médio, através de um programa de humor que lembrasse a aclamada série americana Friends. Vale lembrar, que este programa foi produzido em 4 versões: Francês, inglês, alemão e espanhol. Nós assistimos todos os episódios que haviam disponíveis em francês, e foi bem legal para aprender  vocabulário e expressões do dia a dia.

 4 – La machine à écrire – Este canal do youtube dá várias aulas de gramática francesa,de  uma forma bem didática. Porém aqui você já tem que ter estudado um pouquinho e desenvolvido um pouco da sua compreensão oral.

5 – Bescherelle – Conjugações… Tal qual o português, nosso calcanhar de aquiles. Bom neste site você pode digitar o verbo no campo principal, e aí aparece todas as suas conjugações. Sério, vai ser muito útil em algum momento dos seus estudos.

http://bescherelle.com/conjugueur.php

6- Tv 5 Monde – Neste site, você consegue realizar testes e simulados para o teste TCF. Uma bela ferramenta para medir como você está  evoluindo seus estudos, e se está pronto para realizar a prova de nível.

http://apprendre.tv5monde.com/fr/apprendre-francais/accueil-tcf

7 – Zone Telechargement – Neste site você consegue baixar inúmeras séries dubladas em francês. Bora treinar o ouvido?

http://www.zone-telechargement.com/homep.html

Gente, não vou dizer que é fácil. Que não chorei por achar difícil, ainda mais estudando sozinha. Além disso tudo, tenho que desabafar, meu marido é muito nerd e disciplinado, e ele, sendo este ET, não entendia muito as minhas dificuldades. Eu sou mega criativa, então me distraio facilmente, e esta foi uma dura batalha. Mas, com muita força de vontade conseguimos fazer grandes avanços na língua francesa.

Hoje em dia não tem desculpa, com a internet você pode aprender tudo o que você  quiser, basta um pouquinho de esforço.

Espero que tenham gostado das dicas e entrem nesses links. Conhece algum outro site bacana? Conta pra gente!

Bonjour à tous!

Ana Artuso

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s