Estudos no exterior · Intercâmbio

Opções de intercâmbio

Hello everybody!!!

Hoje vou falar de intercâmbio. Algumas pessoas tem o sonho de viver uma experiência no exterior, porém nada definitivo, e aí é que entram as modalidades de intercâmbio.

Ter uma vivência no exterior, é uma experiência extremamente enriquecedora em diversos sentidos. Você conhece novos lugares, experimenta uma culinária diferente, vivência culturas diferentes da sua, enfim, passa por uma enorme transformação pessoal.

Como já adiantei para vocês no post de apresentação, eu Ana, já fiz um intercâmbio entre os anos de 2007/2008. Na época escolhi o programa de Au Pair, e fui pela agência Experimento Intercâmbio Cultural. Contarei mais a respeito desta minha experiência em outros posts, afinal são muitas histórias para contar.

 Na época em que fiz meu intercâmbio já existiam muitas agências, mas a cada dia existem mais opções, tanto de empresas que prestam este serviço de assistência, quanto opções de programas. Então vamos a eles…

As agências costumam separar os programas em dois grupos, um focado em estudo, e o outro em trabalho.

ESTUDO

Cursos de Idiomas – Dentro desta opção existem cursos de idiomas em diversos países e as agências oferecem diversos tipos de pacotes:

– para jovens a partir dos 12 anos de idade

– para toda a família cursos durante as férias

– para professores de idiomas

– preparatórios para exames de proficiência

– para profissionais com foco específico

High School – Este é aquela famosa modalidade para os jovens que estão cursando o ensino médio. No High School o jovem pode ficar de 6 meses a 1 ano, morando na casa de uma família e fazendo parte dela, além de vivenciar toda a cultura local. A maioria das agências que fazem este programa, enviam os adolescentes para os Estados Unidos, Canadá, diversos países da Europa, e também Nova Zelândia e Austrália.

00200711

Foto retirada do site da CI Intercâmbio.

Programas de férias – Este programa tem duração mínima de 2 semanas, e funciona geralmente nos meses de dezembro e julho. Ele aceita participantes de 9 anos a 18 anos de idade.

Trabalhar e Estudar – Este programa tem duração mínima de 14 semanas,a pessoa deverá fazer um curso e poderá trabalhar na área de atendimento ao público, o que com certeza irá ajudar a praticar o idioma do país escolhido. O interessado tem que ter o mínimo de 18 anos. Os países que permitem esta modalidade são: Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. Porém cada país tem as suas normativas, então para mais informações é necessário solicitar maiores informações na agência escolhida.

Cursos Profissionalizantes – Como o nome já diz, são cursos técnicos, e eles variam de 3 meses a 2 anos. A hospedagem é em casa de família, residência estudantil ou hostel. Os destinos são os mais variados.

Universidade – Aqui entram os mestrados, doutorados e cursos de extensão. Existem mais de 6.000 universidades ao redor do mundo que recebem estudantes estrangeiros. Geralmente leva-se 12 meses de preparação para este tipo de intercâmbio. Os custos também são bem variáveis, já que tudo depende do curso e país de destino. A acomodação geralmente ocorre em dormitórios de campus universitários ou apartamentos fora do campus.

TRABALHO

Au Pair – Este programa tem duração de 1 ano (podendo ser estendido até 2 anos). Neste programa podem se inscrever mulheres de 18 a 26 anos. É um dos programas com menor investimento financeiro (pode pesquisar, na época escolhi este, pois era fácil de pagar). Nesta modalidade a garota irá se hospedar durante todo o período em casa de família, e irá cuidar de todas as atividades relacionadas a rotina das crianças. A carga horária é de até 45 horas semanais ( a rotina é combinada pessoalmente com cada família), e há uma remuneração semanal. O valor não é alto, mas como a hospedagem e alimentação estão inclusas, é o suficiente. Neste programa a candidata se compromete a fazer cursos (pode ser qualquer um do seu interesse) e a família tem que bancar USD$500,00 durante o ano, para viabilizar os estudos.

227921_10150164204510936_7831209_n

Eu com a Alexis, uma das crianças que eu cuidava no programa de Au Pair. Neste dia havíamos ido ao King’s Island, um parque temático da cidade. 2007

Trabalho Voluntário – Bom se o seu negócio é trabalhar em prol de uma causa, este é definitivamente o seu programa. Neste programa você poderá ajudar pessoas, viajar e de quebra aprender um idioma. Este programa é oferecido em 14 países, são eles:  África do Sul, Argentina, Chile, China, Equador, Guatemala, Gana, Índia, Irlanda, México, Nepal, Peru, Tailândia e Turquia. As áreas de trabalho também são diversificadas: Saúde, serviços sociais, educação e meio ambiente. Os pré-requisitos para este programa são: ter no mínimo 18 anos, conhecimento intermediário de inglês ou do idioma do país de destino.

Trabalho nos EUA – Este programa é muito popular aqui no Brasil. Ele tem duração de 2 a 4 meses. Acontece geralmente no período de férias escolares, o que permite que os estudantes aqui possam aproveitar as férias para fazer esta vivência. Os trabalhos oferecidos normalmente são da área de entretenimento (muitos deles em parques temáticos e estações de esqui). Para se candidatar é necessário ter entre 18 e 28 anos de idade, e  inglês intermediário.

Estágios – Esta é uma excelente oportunidade para o aperfeiçoamento profissional do seu currículo com uma experiência no exterior. A maioria dos estágios oferecidos são nas áreas de Marketing, Turismo, Comunicação e Administração. É necessário ter idade mínima de 18 anos. O tempo de duração deste programa varia de 2 a 18 meses.

You Canada – Este programa permite que você trabalhe, sem necessariamente ter que estudar (embora você tenha esta possibilidade se assim desejar). Os interessados devem ter entre 18 e 35 anos de idade. O tempo mínimo de duração é de 1 ano.

Gostou deste post? Se ficou com dúvidas, ou deseja um novo post mais específico sobre algumas dessas modalidades, é só mandar uma mensagem para nós, que iremos atende-lo o quanto antes!

Aguardamos os comentários!

Bye! Bye!

Ana Artuso

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s